terça-feira, 25 de maio de 2010

UMBANDA DIGITAL


Por Rodrigo Queiroz

Vez por outra retorno neste espaço para falar sobre a evolução da Umbanda aliado à tecnologia como ferramentas para facilitar a propagação da cultura Umbandista.

Há 10 anos iniciávamos o JUS, era a ferramenta possível. Visto inicialmente com pouco caso e estranheza, pois ele (o JUS) divulgava estudos e conceitos inovadores sobre a religião e por trás dele estavam pessoas muito jovens.

Bem, o tempo passou e aqui temos este que se consagrou e é esperado com ansiedade por milhares e milhares de leitores todos os meses.

A idéia era que tivéssemos uma ferramenta sem custo algum e de fácil acesso ao Umbandista que busca o saber.

Passado mais algum tempo, precisamente em 2005 lançamos a TV Umbanda Sagrada e Rádio Umbanda Sagrada, para que através da Internet pudéssemos ampliar o trabalho de divulgação e unificação da comunidade Umbandista. Passo seguinte, pioneiramente fundamos e lançamos o Colégio de Umbanda Virtual, naturalmente "precário" e limitado à pouca possibilidade que a internet na época possibilitava.

Na ocasião do lançamento do Colégio Virtual, fomos mais uma vez vistos com estranheza e uma idéia de "profanação do sagrado" abatia os bastidores do pensamento de muitos que se opuseram.

Mais uma vez por determinação do astral mantivemos a convicção de que este é o caminho da evolução.

Evoluir é estar atento ao futuro e uma vez inserido nele ser útil ao meio. É o que fizemos desde então.

Hoje a internet mudou, tudo é mais dinâmico e fácil. A cultura também mudou, hoje quem não tem e-mail é "esquisito", é "desatualisado". Em entrevistas de emprego pergunta-se primeiro o e-mail como forma de contato, depois o telefone.

O mundo está se reconfigurando numa velocidade em "banda larga", e quem não acompanhar isso, quer seja indivíduos, empresas, comunidades e portanto religiões, ficarão à margem do primitivismo.

EXEMPLO SEGUIDO

Agradando a outros irmãos e instituições umbandista que se alertaram desta possibilidade virtual como ferramenta viável para divulgação da nossa crença, alguns sentiram-se encorajados e outros Colégios e TVs de Umbanda existem na rede web.

Ótimo! Estávamos certos e toda somatória é extremamente positivo à construção desta identidade digital da religião.

TECNOLOGIA E REALIDADE

Hoje o ICA, pioneiro na criação e utilização de diversas tecnologias, utiliza uma plataforma para o Ambiente Virtual de Aprendizagem adotado pelas principais universidades EAD do mundo.

O amadurecimento tecnologico e didático, aliado ao comprometimento real com a qualidade e efetividade na transmissão dos saberes, faz da plataforma UMBANDA EAD uma importante referência para os buscadores do conhecimento.

Uso comumente uma frase que traduz minha visão da religião: "Umbanda é mais que uma religião, é um ideal!" Ou seja, é um ideal de religião.

Vivemos portanto uma era tecnicista, a internet e o computador é o que temos como forma de "volatilização" para este plano físico da existência, que possibilita "estar" em muitos lugares sem sair do lugar.

Os conservadores e "ortodoxos" de plantão podem continuar resistentes, mas não por muito tempo. Umbanda digital, ou melhor, a religião completamente inserida nas tecnologias é algo já inevitável, e não se trata de um arrastão cultural, trata-se de realidade planetária. A religião está em nós, manifesta-se de nós e portanto as novas gerações teêm na tecnologia uma extensão de si com muita naturalidade.

UMBANDA HI-TECH?

Não estamos falando de Caboclos cibernéticos ou Pretos Velhos robóticos. Trata-se de um alerta de que o Astral é o inspirador das novas realidades para o plano físico e portanto é natural que façamos uso disso para a propagação, divulgação e transmissão do que o Astral tem para trazer ao plano físico da existência.

Anote isso: em breve será comum assistirmos giras de Umbanda ao vivo via Internet. Será isso um absurdo? Uma "heresia"? Afronta à simplicidade da religião?

ENSINO SEM DISTÂNCIA

Japão, Espanha, Portugal, Venezuela, EUA, Austrália, Itália, Paraguay, Uruguay, Argentina, Suiça, Holanda e todos Estados Brasileiros já fazem parte do UMBANDA EAD.

Será que um irmão no Japão poderia se deslocar semanalmente aos poucos colégios de Umbanda para participar dos estudos? Pode com facilidade o irmão residente no Acre vir ao interior paulista estudar sobre sua fé?

Claro que não!

Agora sem sair do lugar podem estar nestes colégios, com estes tutores e realizadores com a mesma ou melhor qualidade que o curso presencial.

A tecnologia não substitui o instrutor, o ministrante, porém possibilita a estes serem vistos e ouvidos pelo mundo.

Isso é evolução! Transformação da realidade!

Faça parte do futuro hoje, estude sem distância e divulgue esta idéia.

Conheça mais sobre o Umbanda EAD acessando www.ica.org.br.

Dentro do UMBANDA EAD encontram-se as principais referências de ensino na Umbanda:

Colégio Pena Branca - Alexandre Cumino

Instituto 7 Porteiras do Brasil - Jorge Scritori

Templo da Luz Dourada - Mãe Mônica

Colégio e Templo Ventos de Aruanda - Adriano Camargo

Instituto Cultural Aruanda - Rodrigo Queiroz

Um ponto de convergência virtual que quebra com as fronteiras e distâncias!

Seja bem vindo ao futuro!



Grande abraço, saravá!!!

Um comentário:

Jussara disse...

Olá Rodrigo!!
Estou escrevendo para te dar os parabéns por esta maravilhosa iniciativa, do ensino de Umbanda através da internet.
Eu não sou umbandista, mas sonho com os Orixás, e estou adorando a possibilidade de conhecer e estudar mais sobre espiritualidade sem dogmas e preconceitos.
Quero também agradecer á todos os envolvidos, como o Alexandre, Adriano, Mãe Mõnica, Rubens e todos que trabalham com carinho, fé e muita força pra enfrentar as críticas e barreiras, mas tenham a certeza que milhares de pessoas estão evoluindo e melhorando suas vidas através deste trabalho tão lindo e importante!!
Continuem espalhando este amor verdadeiro, porque só a verdade transforma por onde passa e eu agradeço de todo o meu coração por estes ensinamentos e só o amor verdadeiro é sólido para derrubar todos os preconceitos e dificuldades.
Gratidão, amor e luz à todos.
Jussara