sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

BALANÇO 2010



Balanço 2010
Hora de refletir e agradecer!

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

- William Shakespeare -

É costume meu chegar neste período de Dezembro, todo ano, e escrever um balanço. Na verdade é um exercício de reflexão, acredito na eficácia disso, no benefício que pode me trazer e também acredito que compartilhar com você é algo natural, uma vez que procuro compartilhar neste espaço os principais acontecimentos da minha vida, da Umbanda e do país neste blog.
Sei também que neste ano estive "relapso", escrevi poucos textos por aqui, mais divulguei atividades e vídeos e criei de certa forma um distanciamento. Mas isso se deu pelo fato de que estive mergulhado em muitas atividades, onde a Umbanda era a principal, estive focado no exercício sacerdotal e no colégio; paralelo a isso tem o profissional, o pai, o marido e o estudante, enfim, em alguns momentos precisamos fazer opções.
No entanto, este ano foi corrido porque foi para mim o ano de ótimas colheitas, de administrar e cuidar dos resultados de anos de dedicação e investimento, como tem sido o caso da plataforma Umbanda EAD, já falarei disso.
Quero organizar este texto em breves tópicos e agradecimentos, pois tento forçar minha memória sobre possíveis situações ruins no ano e não as encontro, alguma ou outra situação que venha me ocorrer é rapidamente suprimida por lembranças gratificantes, então posso dizer que não há do que reclamar e nem usaria este espaço para tanto.

FAMÍLIA

Neste ano usufrui da sensação diária de família completa, sabe quando você olha para a esposa, filhos e pensa: "Isso é tudo o que preciso!"? Pois é, com dois filhos, um completou seus cinco anos, é um "moço", e a caçulinha fez um aninho, é uma bebezinha (risos), começou a andar, estão nascendo os dentes e acredita piamente que fala a nossa língua, porque ela fala muito, mas só ela e a mãe entendem. A mãe, minha esposa, amante, amiga, confidente, cúmplice, sócia, parceira e linda! Me faz reviver diariamente paixão e amor, o coração bater acelerado, frio na barriga, satisfação em ver, admiração por estar ao lado; como todo casamento, com ela também vivencio a dificuldade que é viver com outra pessoa, diferente de você, que se une por amor, mas que o amor não evita os conflitos, estes necessários para o crescimento humano, espiritual e para o amadurecimento matrimonial, é vivendo ao lado dela que sou levado frequentemente a refletir sobre minhas atitudes, a vida conjugal, o "respirar fundo", o ceder, o impor-se, respeitar opinião contrária, enfim. Penso que todo aquele que vive com o seu grande amor está apto e vivendo o que narro. Há dias em que os conflitos são tempestuosos, claro que a culpa não é minha, não tenho "TPM" (risos), e após uma tremenda trovoada, respira-se fundo, os olhos se cruzam, o riso é inevitável e pronto, o Sol brilha novamente, o amor se impõe, a vontade de estar junto, de compartilhar, de mais um dia ao lado do outro porque o amor que é verdadeiro se impõe. Também não acredite que o amor evita "DR", ou seja, "Discussão da Relação", é incrível como todas as "fêmeas" gostam disso, tenho impressão que isso ocorre até no reino animal... Mas o fato é que são nestas horas, chatas por sinal, que ouvimos, falamos e refletimos, reciclamos a relação e com sinceridade podemos continuar melhor, por isso olhamos para trás e vemos uma relação que amadurece todos os dias na linha do tempo. Sinceramente eu achava difícil a ideia de envelhecer ao lado de uma pessoa, mas ela me faz acreditar nisso, não só acreditar, me faz sentir uma profunda vontade de viver isso.
É com tudo isso que estabelecemos uma família, posso apresentar isso aos meus filhos e ajudá-los no crescimento deles.
Minha querida esposa, eu te amo e obrigado por aceitar compartilhar esta trajetória comigo.
Por motivos profissionais, minha mãe está diariamente comigo, é a força motriz da nossa pequena empresa e segura esta responsabilidade diante da minha constante "ausência", depois de muitos anos, a vida nos uniu para uma vivência diária, mas como é difícil lidar com o espelho, tudo o que eu tenho de "chato" puxei dela (risos), e por isso nos entendemos.
Enfim nasceu meu sobrinho, meu afilhado, a família no geral vem crescendo, meu irmão, meu parceiro, sendo também um dos meus fortes apoios para as realizações que se seguem, muito obrigado irmão, cunhada, pequenos Lívia e Lucca.
Minha irmã, filha espiritual, companheira, cambone, peça fiel do meu exercício espiritual, que me permite me jogar diante à espiritualidade, pois ela está ali ao lado vigilante e zelosa, obrigado mana, Flavinha!
Vou parar aqui...

FAMÍLIA ESPIRITUAL

Esta composta por todos aqueles que fazem parte do ICA - Instituto Cultural Aruanda, quer seja como consulente ou membro, fazem parte da minha espiritualidade, da minha fé, do meu compromisso e da minha motivação. Talvez estes todos não façam ideia, mas muitos homens e mulheres passam uma vida toda procurando um motivo para a vida, um sentido para a existência e eu, abençoado por Olorum, muito cedo encontrei, o motivo é a Umbanda e a motivação são todos estes que estão, são e serão Umbandas...
Sartre diz "Só é homem aquele que encontrou um motivo para viver", tem outro pensamento que não recordo a autoria que diz "A vida só vale a pena viver quando se encontrou algo pelo qual vale a pena morrer" e li outro dia um assim "A vida só vale a pena ser vivida quando envolvida com outra vida", bem, acho que isso resume ou explica a profunda importância que a Umbanda tem em minha vida, pois vai além de uma religião, é um ideal a ser vivido, mas Umbanda não é instituição, Umbanda são as pessoas que fazem ela se manifestar.
Semanalmente um grupo de pessoas me faz sentir melhor, motivado e energizado, cheio de responsabilidade e desafios, estes são os filhos espirituais, "filhos-de-santo", companheiros, parceiros, fieis, leais e comprometidos com o ideal. Estes me fazem sentir o sangue correr pelas veias, me fazem dormir em paz e me vitalizam de esperanças, de uma esperança que não cessará enquanto estiverem por perto, a esperança de uma realidade melhor para Umbanda. Não entenda errado, não falo que a Umbanda precisa melhorar, nunca precisou, quem precisa melhorar são o Umbandistas, os que estão e os que virão à Umbanda.
A cada aula, palestra, manifestação em que posso falar de e da Umbanda sinto que exerço minha religiosidade no mais primoroso e satisfatório ápice, alguns podem julgar equivocado o que digo, podem dizer que incorporar o guia é o ápice da manifestação religiosa, desculpe, mas, para mim, falar, ensinar, aprender e ajudar através do verbo me realiza profundamente, claro que ao incorporar me sinto mais perto de Olorum, mas isso já é a manifestação do meu exercício religioso, meu transe, outra história...
Aprendi certa feita que o médium é um caminho no caminho dos outros. Pai Tupinambá nos ensina que o Templo é um caminho, uma estrada que abriga várias vias, cada médium ali presente é uma via, cada indivíduo é um trecho e é por isso que os mentores na Umbanda são denominados "Guias", pois nesta história de ser caminho e estar num caminho é fácil se perder, precisamos mesmo de guias a nos apontar a direção...
Estes que me reconhecem como Pai na senda espiritual têm em mim a devoção de serem considerados filhos espirituais e é nesta relação que podemos todos aprender, ensinar e evoluir. Por isso meus filhos, amigos, parceiros, muito obrigado por serem o que são!
Oxalá nos proteja e nos ampare!

ICA E TEMPLO

Iniciamos o ano com a proposta de trazer grandes melhorias estruturais ao ICA / Templo, para isso o grupo de Mantenedores trabalhou constantemente criando várias frentes de ações para arrecadação de fundos.
Outros buscando como somar o ICA em ações governamentais e colocar em prática sonhos previstos em nosso estatuto.
A intenção é criar ações e melhorias a fim de enaltecer a religião. Congregar pessoas que buscam na Umbanda uma identidade religiosa com essência, atualidade e modernidade.
Foi assim que através de muito esforço e muita gente ajudando que fechamos este ano com o Templo em plena reforma, trocando todo o telhado por telhas ecológica, térmicas e acústicas, pintura nova, reparos diversos...
Mas com a licença de todos, tenho que dizer que foi uma conquista ainda inestimável a nossa contemplação com o Ponto de Cultura na cidade de Bauru, este foi um importante reconhecimento do Governo Federal e da Secretaria Municipal de Cultura em nos contemplar com tal missão, desenvolver cultura popular para a comunidade em Bauru, sabemos que isso terá grande repercussão e notoriedade e, o melhor de tudo, é uma ação cultural e social promovida por uma Instituição de Umbandistas, por Umbandistas, isso é cidadania, isso sim é caridade, é o que fazemos fora do terreiro.
Parabéns a todos que são envolvidos e comprometidos em todas as frentes de ação do ICA.
Muito obrigado!

UMBANDA

O melhor deixamos por último...
Este ano confirmei para mim e para tantos outros que se permitiram que tecnologia a serviço da espiritualidade promove a evolução sem fronteiras.
Sem a pretensão de sermos heróis da religião, mártires ou "papas", porque a Umbanda não precisa de nada disso, ela precisa de filhos... apenas filhos.
Todo filho quer aprender, o filho cresce e pode ensinar, é natural...
A plataforma UMBANDA EAD - Ensino sem distância! congregou neste ano mais de 1.200 Umbandistas em diversos cursos sobre a religião, são irmãos de várias cidades, todos estados e outros países que, se não fosse por este meio, certamente não conseguiriam ter acesso ao estudo livre, didático e guiado. Constatamos a impressionante eficácia desta ferramenta e o incrível nível de satisfação e aprendizado. Isso é a Umbanda, isso é a união de ferramentas geridas por profissionais que levam a Umbanda como bandeira, o trabalho fala por si, os beneficiados são as testemunhas...
Viajei um pouco, pude estar próximo da Umbanda em outros lugares, culturas e costumes, realidades diferentes, mas em todos os lugares a essência é a mesma, Umbanda é vida, é luz, é sentido à vida.
Vi e tenho visto pessoas usando a Umbanda como produto, como estratégia de marketing, como mote político e até mesmo fundindo Umbanda com sinônimo de festa.
Palavras bonitas, melodiosas, estratégicas, carregadas de cientificismo falacioso são no geral a máscara daqueles que pouco fazem, por isso falam demais.
Sobretudo me alegro por manter minha digna lucidez, mesmo quando dizem que sou louco, sei que a loucura é a verdade do iludido.
O tempo vem me ensinando coisas maravilhosas e o tempo mostra a cada um quem é cada um.
Então enquanto uns acreditarem que a Umbanda precisa de heróis, haverá quem se sinta herói, enquanto alguns pensam que a fachada, cor da pele, ou coisa do tipo, traz vantagem para a Umbanda, haverá aquele que irá tirar vantagem, enquanto houver aqueles que confundem relaxo com humildade, veremos algumas manifestações de Umbanda relaxada, enquanto houver aqueles que acreditam que a Umbanda é uma festa, haverá promoters e anfitriões fazendo da Umbanda um salão de festas, enquanto houver aqueles que pensam que Exu não é bom, haverá um Exu malvadinho do lado, por fim, enquanto houver aqueles que acreditam que para ser um bom Umbandista não é necessário conhecer a Umbanda, teremos muitos oportunistas ludibriando os incautos acomodados e merecedores de serem presas de entes trevosos.
Umbanda fala mais alto que o tambor, chora mais silenciosa que as plácidas águas dos rios, é mais valente que qualquer guerreiro e herói, é mais sábia que o mais sábio ancião, é mais e mais do que possa nossos sentidos humanos tentar descrever.
Os valores morais, éticos e comportamentais foi a Umbanda que me ensinou, assim sei que é com muita gente, talvez com a maioria de nós Umbandistas, por isso é que isso não tem nada de mais, Umbanda é assim, a mãe que acalenta, o pai que ensina...
Sempre que falo e escrevo de Umbanda meus dedos não param, minha mente acelera e perco a noção de tempo e espaço, por isso vou encerrando aqui este balanço, esta reflexão, este agradecimento...
Obrigado pelos mais de 100.000 acessos em meu Blog... esta marca me motivou a escrever mais...
Obrigado a você!

Grande abraço!

Pai Oxalá nos abençoe, nos guie, nos ampare!
Mãe Yemanjá nos fortaleça e faça renascer neste novo ciclo sentimentos de amor e perseverança!
Pai Ogum nos proteja de todo mal, nos proteja do mal em nós!
Pai Obaluayê nos cubra de luz e nos conduza à transcendência neste novo ano de 2011!

Um Feliz Natal, de amor e família!
Que venha um 2011 de desafios, aprendizados e superações a todos nós!

Rodrigo Queiroz


3 comentários:

Maeve disse...

Meu querido 'Pai' Espiritual Rodrigo
Chego ao final desse ano em profunda reverência e agradecimento para com a chance recebida...a chance de me encontrar novamente com essa linda espiritualidade que é a Umbanda.
Você nos guia pela retidão , clareza ,desmistificação ,estudo e exemplo...a verdadeira liderança!
Que Oxalá o ilumine, que Ogum o proteja, que todos os Orixás o abençoe em sua caminhada e principalmente em 2011.
Que a Família Espiritual ICA sempre cresça!
Axé!Assim seja!

Anônimo disse...

Bem... eu não poderia deixar de comentar sobre o conteudo deste balanço,como sempre me emociono com tudo que vc escreve,sendo intuido,psicografado ou mesmo vindo dos seus pensamentos,sentimentos ou do coração!Quero muito agradecer a você como dirigente espiritual,que tanto nos orienta e nos traz o conhecimento sobre oque é ser Umbandista e ser religioso de como a humildade é importante em todos aspéctos da vida,mas principalmente na religião.Eu sou muito feliz por fazer parte desta escola onde minha vida mudou muito e é lá que eu encontro a paz e o equilibrio que preciso pra sobreviver diante de tantos contratempos que a vida nos traz,lá junto com toda a energia que sinto é o meu refulgio.Que Oxalá te ilunine e os seus mentores cada vez mais possam te usar como instrumento para auxiliar todas as pessoas que se permitem ser orientadas!!!
Te amo muito e me orgulho de voce!!!bj....Sua mãe...

Anônimo disse...

Amor...
É costume seu todo ano fazer um balanço do ano que se encerra, e já é costume nosso esperar por ele... talvez porque ao lê-lo vamos nos recordando de momentos vividos por nós, penso que até quem não está próximo de você consegue se identificar com fatos vividos em sua vida.
E esse ano foi realmente abençoado! Nossa família ICA nunca esteve tão unida, para poder ver realmente as coisas acontecerem, são pessoas especiais e ficarão para sempre!
Mamãe Oxum se manteve atuando em todos os aspectos... No coração, na prosperidade...
Parabéns pelo texto mais uma vez repleto de emoção e sinceridade! Me sinto abençoada por ter uma família tão especial ( você, a Sol, o pequeno Luã...).
Que esse ano seja repleto de grandes realizações para todos nós, que o amor, o perdão, a amizade, o companheirismo esteja entre nós e juntos vamos longe!!! (Família ICA).
Um grande beijo com muito amor!!!
Thaís Helena