segunda-feira, 5 de março de 2007

Bebidas e Fumo na Umbanda

O fumo, Tabaco, é considerado uma "Erva de Poder", usada há milênios pelos povos indígenas, considerado sagrado com larga utilização em seus trabalhos de cura, pagelança e xamanismo.
"Tudo que é sagrado traz o divino e as virtudes para nossas vidas, sempre que profanamos algo sagrado atraímos a dor e o vicio."
Assim o mesmo tabaco que cura em seu aspecto sagrado também vicia e traz a dor quando utilizado de forma profana. Industrializado no formato de cigarro o fumo traz além da nicotina mais de 4.250 outros agentes tóxicos, prejudicial a saúde, sendo causador de várias doenças e o câncer entre elas. Resultado do uso profano...
Algo muito parecido acontece com o Alcool que como "Bebida de Poder" atrai forças e poderes das divindades, também utilizado para curas.
Dentro do conceito elemental, o fumo é o vegetal que traz o elemento terra e água, quando utilizado no fumo e defumação traz elemento ar e fogo. Resumindo, o fumo é uma defumação direcionada, que traz além do vegetal, os quatro elementos básicos (terra, agua, ar e fogo) para trabalhos de magia prática.
O Sopro por si só traz efeitos terapêuticos e espirituais muito valorosos e eficazes nos trabalhos de cura e limpeza, que somado ao poder das ervas é potencializado muitas vezes em resultados largamente vistaos durante os trabalhos de Umbanda.
O Alcool é do elemento água, provindo de um vegetal (a cana), que se sustenta na terra, altamente volátil no ar e considerado o "Fogo líquido", de fácil combustão.
Tanto o Fumo quanto o Álcool são utilizados para desagregar energia negativa, queimar larvas e miasmas astrais, e no caso do Álcool para desinfetar e limpar no externo e no interno já que pode ser ingerido. Logo, as entidades de Umbanda não têm vício e nem apego a estes elementos, não bebem além de alguns poucos goles e nem tragam a fumaça que é manipulada apenas.
Alguns guias chegam a cuspir em recipientes adequados, a famosa "caixinha", que fica ao seu lado para neste ato evitar ao máximo a ingestão da nicotina e de outros elementos que não interessam para o trabalho e muito do que vêm pela química industrial.
O Astral têm nos ensinado muitos recursos para evitarmos o uso de cigarros industrializados no Templo. No reino vegetal, temos ervas de várias propriedades, que quando combinadas e ativadas (queimadas) tornam-se grandes condutores energéticos, descarregadores, energizadores e equilibradores.
Então, seguem algumas receitinhas:
Façam charutos para caboclos com as seguintes ervas piladas: sálvia, alfazema e calêndula, pode ser enrolada na palha, o caboclo aceita esta receita que é muito boa e funciona tanto quanto um charuto bom e natural, sem a química.
Para preto velho faça o fumo de cachimbo com sálvia, alecrim, folha de café e urucum.
Para Exú troque o cigarro comum por charutos ou cigarrilhas. Para Pomba Gira troque o cigarro por cigarrilha. Temos a opção para Exu, de pilar sálvia, cravo vermelho seco e levante, e para Pomba Gira, podemos usar sálvia, hibisco e rosa vermelha. Cabe a nós facilitarmos o trabalho das entidades.
Erroneamente, algumas pessoas acreditam que Exu tem que beber garrafas de "marafo" (alcool, água-ardente, pinga), assim como baianos e outras linhas, pensam que marinheiro "enche a cara" e vêm embriagado, quando sua "embriaguês" é a energia e a vibração do mar que ele traz.
Os Guias manipulam estas bebidas onde temos para elas o nome de "curiador" (a bebida correta para cada linha de trabalhos), sendo assim:
• Caboclos bebem cerveja ou agua de côco;
• Preto-velho bebe café e em alguns casos já presenciamos utilizarem vinho;
• Crianças bebem guaraná e suco de frutas, mas também presenciamos algumas que tomam outros tipos de refrigerante;
• Baianos bebem agua de côco ou batida de coco;
• Boiadeiros bebem cerveja escura;
• Marinheiros bebem rum, e alguns bebem cerveja clara;
• Exu bebe a "marafa" (pinga). Alguns bebem whisky ou vinho, embora não seja comum já vimos alguns que bebem cerveja;
• Pomba-Gira bebe champagne ou sidra.
É imprescindível o "marafo" no trabalho de Exu, mas não para beber em demasia. A bebida é usada para manipulação magística, é colocada no ponto, na tronqueira, lavam os instrumentos, etc. No caso de Exu, sua vibração é mais densa, por isso, pode-se antes da incorporação, passar um pouco de pinga nas mãos, pés, testa e nuca, assim o médium sentirá sua vibração baixar, facilitando a conexão da incorporação.
Se numa determinada situação é preciso derrubar mais a vibração orgânica é onde possivelmente a entidade toma um golinho de "marafo". Dependendo do trabalho, pode ser preciso ingerir mais, com a intenção de manipular e canalizar esta energia, nada além disso.
Uma outra função da bebida, muito usado pelas linhas da direita é usá-los como o "Contraste", usado pela medicina tradicional.
Quando algum problema de ordem física está ocorrendo, eles magnetizam a bebida, tal como, vinho, água de côco, água pura, batida, etc., e pedem para o consulente ingerir uma pequena quantidade, aí eles conseguem visualizar outras coisas no organismo, é como um check-up mais apurado.
Mas atenção: Se tiver preto velho virando garrafas de vinho, baianos matando litros de batida, então algo está fora da doutrina e da educação mediúnica.
Umbanda é Luz, e onde não houver bom senso e ética, não tem Umbanda.


Um forte abraço a todos e muita luz!

3 comentários:

Anônimo disse...

VENHO POR MEIO DESSA MENINA DIZER
O QUANTO ME ENTISTEÇE VER TANTOS FILHOS DE UMBANDA MALDIZENDO SEUS
COMPANHEIROS DE CAMINHADA COM INVEJA INTRIGAS ÓDIO CIUMÉS VAIDADE ESSA MEUS FILHOZINHOS SÓ
DESTRÓI APODRECE O CORAÇÃO E É ISSO
QUE NÓS AQUI DO ASTRAL LUTAMOS A CADA DIA PRA QUE ISSO ACABE FILHOZINHOS SABE ESSA VOVÓ AQUI
FICA MUITO TRISTE QUANDO VE UM FILHO SEU SE PERDENDO NA GANANCIA
NA VAIDADE DE ACREDITAR QUE SEUS MENTORES SÃO MELHORES QUE O DE SEU COMPANHEIRO DE FÉ E CAMINHADA QUANDO ACREDITÃO QUE UMA (FEITIÇARIAZINHA) RESOLVE TUDO E QUE SEUS GUIAS VÃO FAZER ISSO É RESOLVER QUALQUER PROBLEMA QUE VÃO
FAZER MILAGRES MÁGISTICOS MEUS FILHOZINHOS NUNCA VAI SER ASSIM ESSA VOVÓ QUER APENAS ATRAVÉS DESSAS MÃOS DESSA MENINA ACORDAREM ESSES FILHOS PORQUE A HORA QUE PARTIREM PRA SEÁRA DA CAMINHADA CONSTANTE AQUI DO OUTRO LADO VÃO
SER TOMADOS POR UM SENTIMENTO FUNDO TRISTE E AMARGO DE ARREPENDIMENTO E DOR E DESESPERO COM
ESSAS HUMILDES PALAVRAS ESSA VOVÓ VOS DEIXA ESSE SACUDIMENTO PRA ESSES FILHOZINHOS DE CAMINHADA DE FÉ NÃO SE DEIXEM CEGAR PELA VAIDADE PELO ÓDIO PELO CIUMÉS PELA GANANCIA DE ACREDITAREM QUE O (SEU GUIA)PODE TUDO E VAI FAZER TUDO PRA VOS ACORDEM MEUS QUERIDOS FILHOZINHOS DE FÉ ACORDEM PORQUE A LEI DE NOSSO PAI É DIVINA E EXECUTORA ACORDEM FILHOZINHOS MEUS E ACORDEM RÁPIDO COM AMOR NO CORAÇÃO NADA APODRECERA VOS MEUS FILHOZINHOS É COM MUITO AMOR QUE ESSA VOVÓ ESCREVE ATRAVÉS DESSE HUMILDE AMOR QUE ESSA FILHAZINHA TENS PELA UMBANDA E COM MUITA FÉ DEIXO AQUI MEU SINGELO SACUDIMENTO PRA ESSES FILHOZINHOS DE CAMINHADA E DE LUZ NÃO DESISTÃO NUNCA MEUS FILHOZINHOS PELO AMOR É QUE PODEMOS CHEGAR AO NOSSO PAI MAIS NADA SÓ PELO INFINITO AMOR (SALVE A NOSSA SANTISSÍMA TRINDADE SALVE JESUS E MARIA E JOSÉ) VOVÓ MARIA CONGA DO CRUZEIRO DA GUINÉ DIA 12/03/07 hrs02;00 da manhã.(mensagen ditada por min camila ribeiro)

Anônimo disse...

Paz e Luz. Porque os irmãos da Umbanda continuam utilizando imagens, rezando orações da igreja romanista bem como aceitando cultos e ritos daquela seita. Ou se é Umbandista ou se é católico romanista. Umbanda é Umbanda e não deve ter nenhuma ligação com outras seitas, muito menos depender delas. Devemos sim, amar e respeitar nossos irmãos de otras crenças. Outra, porque alguns terreiros de Umbanda insistem em utilizar sangue? Isso atrai umbralinos que se fazem passar por entidades de luz. Oxalá quando andou encarnado alguma vez cometeu sacrifício de animais?

Guilherme Gonçalves disse...

Estou iniciando minha caminhada espiritual, para ser mais preciso, despertando, e como muitos estou cheio de dúvidas e a procura de respostas, um velho camarada me aconselha a ser o mais cético possível, a questionar e avaliar se o local o qual freqüento esta trabalhando sob o seguinte preceito: Amor.
Com estas exatas palavras ele me disse:
-Meu caro, onde quer que vá, se a bandeira da Umbanda estiver hasteada, que seja com o seguinte lema: Umbanda é Amor.
Confesso que ainda tenho muitas dúvidas em relação a bebida e ao fumo, mas a explanação oferecida neste página foi de grande proveito e passei a observar por um novo prisma e avalio que de fato existe um fundamento.
Se Deus permitir e for de seu interesse continuarei seguindo nesta caminhada com o único intuito de evoluir moralmente, espiritualmente com o objetivo maior de auxiliar a todos que necessitam.
Que eu volte e ver o mundo com os olhos de uma criança, livre das idéias pré-concebidas que esta adoecida sociedade nos catequiza a ter. É do fundo do meu coração que afirmo que a Umbanda tem este poder, o poder de unir as pessoas em nome do nosso Senhor Jesus Cristo e bem como nos preparar para o verdadeiro despertar.

Salve nosso Criador todo poderoso, salve nosso Senhor Jesus Cristo e Salve a Umbanda.